sábado, 26 de março de 2011

Cotonetes Johnson & Johnson - "Banheira"- 1978

Campanha do cachorrinho da Cofap - 4 comerciais (anos 80-90)

O que significa "patavina"? E outras expressões ?

Oi,
Ontem escrevi que não lembrava patavinas do que lia. Fiquei curiosa sobre o significado dessa expressão.  Aliás, tem várias expressões que usamos no dia-a-dia, e não sabemos o significado ou a história. Bem... o significado de patavina (no singular, perdoem meu plural) e não saber nada sobre alguma coisa ou assunto. No blog http://expressoespopulares.com.br encontrei a historia dessa e outras expressões populares. Não entender patavina - os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova. Legal. Vamos a outras expressões.
Enfiou o pé na jaca: o correto é enfiou o pé no jacá. Antigamente, os tropeiros paravam nas vendinhas, a meio caminho, para tomar uma pinga. Quando bebiam demais, era comum colocarem o pé direito no estribo e, quando jogavam a perna esquerda para montar no burro, erravam, pisavam no jacá (o cesto em que as mercadorias eram carregadas) e levavam um grande tombo. Por isso, quando alguém bebia demais dizia-se que ele enfiaria o pé no jacá. 
Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão: o correto é batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.
Cor de burro quando foge: o correto é corro de burro quando foge!
Quem tem boca vai a Roma:  o correto é quem tem boca vaia Roma.
É a cara do pai, esculpido e escarrado‘: forma de dizer que o filho é muito parecido com o pai; o correto é a cara do pai esculpido em Carrara (mármore de Carrara, cidade italiana).
Quem não tem cão, caça com gato: o correto é quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!
Nas coxas: as primeiras telhas usadas nas casas aqui no Brasil eram feitas de Argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido as diferentes tipos de coxas. Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito. Nada a ver com aquela outra conotação erótica, viu ?
Casa da mãe Joana: na época do Brasil Império, durante a menoridade do Dom Pedro II, os homens que mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
Ficar a ver navios: Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.
Sem eira nem beira: os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, está sem grana.



sexta-feira, 25 de março de 2011

Livros - não vivo sem eles

Adoro ler. Viciada mesmo ! Não consigo dormir sem ler, pelo menos um parágrafo, de qualquer coisa. Certa vez, estava de ferias em Salvador e choveu dois dias seguidos. Ficamos no apartamento alugado, com as crianças entediadas e já tinha esgotado os livros e revistas que tinha. Dormi lendo as bulas dos remédios! Já cheguei em casa, depois de festas ou barzinhos, meio bêbada, e mesmo assim li alguma revista. Claro que não lembro "patavinas" do que li, as letras insistiam em dançar sobre os olhos. Mas tentei e só assim consigo dormir. Ganhei um IPAD e ele tem sido um otimo companheiro de cama. Fico navegando por paginas, lendo alguma revista ou noticias. Booom demais! Mas, antes que perguntem, não substitui a boa sensação de manusear um livro, sentir o cheiro das paginas. Amo! Participo de duas redes sociais ligadas a literatura. São ótimas. E vejo que não estou sozinha nesse vício, tem muiita gente como eu. Tenho na minha cabeceira da cama, três livros na fila de espera. Aliás, compro muito mais do que consigo ler. Precisaria de mais uma vida para dar conta de ler todos os livros! Visite essas duas redes sociais para amantes da leitura.
Skoob - Faça parte da rede social criada para quem ama ler.