segunda-feira, 11 de abril de 2011

É vaca louca, é vaca louca !!!



Oi,

Quem nunca cantou uma musica e errou muuiito na letra, trocando por palavras que se parecem na pronuncia mas que não tem nada a ver com o contexto? Pois é... isso tem até nome. Chama-se VIRUNDUM e, dizem, foi criado por Paulo Francis ao se referir a um erro tantas vezes cometido no primeiro verso do nosso Hino... "Ouviram do Ipiranga..." que passa a ser "O Virundum piranga...". Aliás, o Hino Nacional é campeão em Virunduns! O verso "verás que um filho teu não foge a luta" pode virar " verás que um FILISTEU não foge a luta", e "Do que a terra mais garrida" muda para " do que a terra MARGARIDA". Eu dou a mão a palmatória. Sabe aquela musica da Ivete Sangalo - Levada Louca, de 1900 e bolinha ? Eu cantava "É VACA LOUCA, É VACA LOUCA!" me achando a mais esperta da humanidade. Explico (vou tentar), na época se falava muito de doença que atingia o gado, eu, muito inteligente, achei que a Ivete fez uma brincadeira com isso. Como diz o Robin "Santa ignorancia!" E tem mais, queridos amigos!! Lembram daquela musica Noite do prazer? Um pedaço da letra para vocês lembrarem...
Na madrugada a vitrola, rolando um blues, Tocando B. B. King sem parar
Advinhem como eu cantava ? "trocando de biquini sem parar". Mas, parece que não só fui eu. Olhando na NET vi um monte de gente que se confundiu com essas e outras musicas. Separei algumas, mais engraçadas e conhecidas. 
Paisagem da janela(musica do Milton Nascimento) - "na janela lateral,do QUARTO de dormir. "na janela lateral, do SACO de dormir..."
Papel Machê (João Bosco) - Cores do mar...Festa do sol... Vida é fazer todo sonho brilhar, ser feliz... FLORES no mar...TESTA no sol... 
A Lua Me Traiu (Calypso) "A lua me traiu! Acreditei que era prá valer." "Alô Abigail! Acreditei que era pra valer."
E agora a campeã em virundum. ALAGADOS - Paralamas do Sucesso.
Vamos a frase e suas muitas variações. 
Alagados, Trenchtown, Favela da Maré, A esperança não vem do mar,Nem das antenas de TV
A arte de viver da fé,Só não se sabe fé em quê
Pode virar...
Alagados e sem sal na panela da Mari ...
alagados, bremstrall.. (???)"
Alagados/ freshtown / PANELA AMARELA / a arte de viver da PÉ/ só não se sabe peinguê (O queeê?)
a esperança DO BEM, DO MAL / VEM das antenas de TV"!
Alagado tu está /na terra da maré..."
Apagados, lixão, favela amaré
Alagados, os trens estão (falando bem rápido us-treins-stão)!!!
Alagados, tristão"! (por estar morando na favela, só ficando TRISTÃO!)
Esses Virunduns eu tirei do blog VIRUNDUNS http://www.interney.net/blogs/virunduns/, que é muito bom. Outro site que dei uma olhada é o Virundum.com http://www.virundum.com/default.asp com frases ótimas.
Ah..afinal, vocês sabem o que é a tal Trenchtown?
Com a palavra Sérgio Soeiro  no site Analise de Letras http://analisedeletras.com.br/paralamas-do-sucesso/alagados/
"Em “Alagados” o Herbert Viana faz uma crítica social ao capitalismo selvagem, porquanto sabemos o quanto este sistema é injusto com as pessoas desfavorecidas financeiramente.

Como pano de fundo ele usou as imagens dos grandes bolsões de miséria instalados em orlas paradisíacas existentes mundo afora como a favela dos Alagados, em Salvador; a favela de Trenchtown, em Kingston, capital da Jamaica; e a favela da Maré, no Rio de Janeiro". 

E aí, vamos contar os "foras" que vocês já deram com letras de musica ou ditados populares?
Não vamos ficar com o "pé atrás da orelha", viu ? 







2 comentários:

  1. até quem fim eu conseguir comentar aqui no seu blog, mãe....

    ai ai, habilita de novo o eu receber seus post pelo meu email, vai....

    bjusss,

    Pedro Mendes

    ResponderExcluir
  2. show de bola!!!! muito legal mesmo... ri um monte e lembrei dos meus virunduns, mas nao vou confessa-los aqui né? kkk bjs

    ResponderExcluir